Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
 
 

> Agenda

Núcleos - Agenda 2014 - 2º semestre



EDITORIAL

O final do ensino de Lacan deixa o legado de que o trauma resulta da incidência da língua sobre o ser falante1. É a concepção de lalíngua que suporta a tese clínica da intrusão do Outro do significante sobre o vivo do corpo e, ao mesmo tempo, constitui um acontecimento de produção de gozo própria ao ser falante, acontecimento que se torna a essência de todo sintoma.

Sabe-se que apenas o desfecho da experiência de análise pode levar o analisante a cernir esse encontro traumático com lalíngua, assim como lhe permitir alcançar consequências efetivas para seu fazer com o sinthoma. Contudo, tal legado tem, igualmente, validade clínica no âmbito da aplicação terapêutica da psicanálise na esfera da infância, da Medicina, do Direito, da Saúde Mental, das psicoses e das toxicomanias. Em outras palavras, o psicanalista de orientação lacaniana chama a si o desafio de privilegiar o real, por intermédio do sintoma, para tentar introduzir a singularidade de cada um no sistema de regras das instituições, desconsertando, de certa maneira, o ambiente instituído por normas e práticas simbólicas consolidadas. A partir do real do sintoma que se mostra resistente a qualquer ordem simbólica institucional, o analista obtém alguma chance de fazer valer sua prática nesses contextos.

Com base nessa orientação e animado pelo tema “O trauma nos corpos e a violência nas cidades”, do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano (Belo Horizonte, de 21 a 23 de novembro de 2014), o Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG) propõe, para o segundo semestre deste ano, leituras comentadas de textos de Freud sobre a pulsão de morte, em Lições introdutórias; investigações sobre o trauma e a irrupção do real na prática clínica, nas atividades descritas na Seção Clínica, em que os Núcleos de Pesquisa privilegiam a resposta inventiva do analista; e invenções das crianças na presença do analista, enfatizadas pelo Nova Rede Cereda e pelo Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança (Cien), que vão realizar Jornadas Nacionais por ocasião desse Encontro.


Ana Lydia Santiago
Diretora-Geral do IPSM-MG



1 MILLER, Jacques-Alain. Lacan com Joyce [Seminário da Seção Clínica de Barcelona [1996]. In: Correio, Revista da Escola Brasileira de Psicanálise, n. 65, abr. 2010, p. 33-59.


ao topo


AGENDA

IPSM-MG - Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais.
Rua Felipe dos Santos, nº 588 - Bairro de Lourdes, Belo Horizonte/ MG - Brasil. Telefone: 55(31)3275-3873
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados. All rights reserved - Design por João Carlos Martins.