Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
 
 

> Agenda

Núcleos - Agenda 2014 - 1º semestre



EDITORIAL

No ano que passou, um evento maior orientou as atividades epistêmicas do IPSM-MG. O VI ENAPOL - Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana, ocorrido durante a semana lacaniana de Buenos Aires, provocou muitas ressonâncias entre nós. Seu tema nos mantém a trabalho, desde o Congresso da EBP - investigações sobre o real, e tem no horizonte o IX Congresso da AMP, que se realizará em Paris, em abril deste ano, com o tema: “Um real para o século XXI”.

O excelente Seminário da EBP realizado em Buenos Aires — uma leitura do Seminário XIX de J. Lacan — e as Conversações clínicas do ENAPOL abriram novas perspectivas de investigação, às quais se somam aquelas abertas pelas Conferências de Éric Laurent sobre o autismo e sobre o DSM V. Elas encontram ecos nos trabalhos dos alunos do Instituto, apresentados em sua Jornada de novembro de 2013 que, junto com o Ateliê de Psicanálise Aplicada, fechou o ano com chave de ouro.

O próximo Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, que acontecerá em Belo Horizonte, em novembro desse ano, versará sobre “O trauma nos corpos e a violência nas cidades”, tema que já está em nossa pauta, como se pode verificar no programa da Seção Clínica. Ele interroga cada um sobre o real que encontra em sua prática, numa perspectiva, aberta pelo discurso analítico, desmassificante, na medida em que dá lugar ao que cada um encontra, de mais singular, em sua própria análise. O desejo do analista, produto de uma análise, é o que permite, na prática, não apenas encontrar o real como impossível, mas inventar um real contingente. O trauma, como incidência das palavras sobre os corpos, será investigado nos Núcleos de Pesquisa, mas também nas Lições Introdutórias. Elas nos convidam a explorar esse conceito, presente desde os primeiros escritos de Freud, do qual extrai consequências o último ensino de Lacan.

Nossa aula inaugural será ministrada por Ana Lydia Santiago e Ram Mandil, AEs em exercício, que nos falarão sobre as incidências do trauma e o real que encontram em sua prática. Na abertura das atividades, lançaremos mais um volume da coleção ...com Lacan, do IPSM-MG. Dentro da proposta de enfocar temas da atualidade que enfrentamos em nossa prática, este terceiro volume reúne textos de nossos colegas do Instituto e da Rede TyA, em parceria com a UFMG, sobre o “Tratamento possível das toxicomanias... com Lacan”.

Finalmente, no dia 3 de abril, teremos nossa Assembleia de Permutação de parte da Diretoria e do Conselho do Instituto. Ana Lydia Santiago assumirá como Diretora Geral e Maria José Gontijo como Diretora Secretária-Tesoureira. Às companheiras de Diretoria — Sandra Espinha, Diretora Secretária-Tesoureira nos últimos quatro anos; Simone Souto, Diretora de Seção Clínica; Lucíola Macêdo, Diretora de Ensino e Márcia Mezêncio, Diretora de Publicações, nos últimos dois anos — agradeço pela dedicação, rigor e alegria na invenção compartilhada em cada reunião. As três últimas continuarão o trabalho junto à nova Diretoria, à qual desejo um trabalho fecundo e inovador.


Elisa Alvarenga
Diretora-Geral do IPSM-MG


ao topo


AGENDA

IPSM-MG - Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais.
Rua Felipe dos Santos, nº 588 - Bairro de Lourdes, Belo Horizonte/ MG - Brasil. Telefone: 55(31)3275-3873
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados. All rights reserved - Design por João Carlos Martins.