Núcleo de Investigação e Pesquisa em Psicanálise e Saúde Mental
A clínica universal do delírio
O aforisma de Lacan “Todo mundo é louco” será uma bússola que guiará o campo freudiano e indicará a direção do trabalho do Núcleo de Investigação em Saúde Mental no segundo semestre de 2023. No seu último ensino, Lacan abala a referência à normalidade e à saúde mental ao tomar por princípio que todo mundo é louco, isto é, delirante.
Nessa direção, Miller aponta que o delírio é universal porque os homens falam e porque a linguagem não é dada a priori para eles. E, introduz um para além da norma fálica, da norma edipiana, apontando para a foraclusão generalizada - “tudo o que se diz é uma trapaça” ¹. Ou seja, a clínica psicanalítica será irônica, “fundada sobre a inexistência do Outro como defesa contra o real,” ², em que o trabalho do analista será apreender em cada caso como o sujeito busca sua maneira de dar um sentido às coisas, de ordenar seu mundo.
Tendo como referência de que não há saber universal, os seminários deste semestre darão continuidade à investigação sobre a clínica do delírio generalizado, interrogando-a, principalmente, na clínica com crianças, com as psicoses e das toxicomanias.
Referências
¹ MILLER, J. A. Clínica irônica. In: Matemas I. Rio de Janeiro, Zahar, 1996, p.190-200.
²Ibid
Agosto
29/08 - Seminário Teórico: Como o psicanalista pode operar em uma clínica irônica?
Apresentação: Fernando Casula
Coordenação: Jeannine Narciso
Às 20:00 h.
Presencial e pelo Zoom
Setembro
19/09 - Atividade Conjunta entre os Núcleo de Toxicomania e de Saúde Mental: Ligamentos, desligamentos e religamentos na clínica das toxicomanias e psicoses
Apresentação de caso clínico: Samuel Freitas - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas Robson Xavier - RAPS Montes Claros
Comentário: Antônio Beneti
Coordenação: Maria Wilma Faria e Rosângela Silveira
Às 20:00 h.
Presencial e pelo Zoom
Outubro
10/10 - Seminário Teórico: Se todo mundo é louco, como se delira em cada estrutura?
Apresentação: Antônio Teixeira
Comentário: Maria Helena Fonseca
Às 20:00 h.
Presencial e pelo Zoom
Novembro
21/11 - Delírio e fantasia na infância
Apresentação de caso clínico: Fabiana Pereira Lima Silveira – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Aquarela – RAPS Montes Claros
Comentário: Ana Lydia Santiago
Às 20:00 h.
Presencial e pelo Zoom
Referências de leitura
SANTIAGO, A. L. Delírio e Fantasia na Infância. In: BATISTA, M. C. D. & LAIA, S. (Orgs.). Todo mundo delira. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2010, p. 157-168.
MILLER, J. A. Clínica irônica. In: Matemas I. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, p.190-200.
CAROZ, G. O grau zero da loucura. Disponível em: https://congresamp2024.world/pt-br/o-grau-zero-da-loucura/?fbclid=IwAR2PxBWpwPL7qwKTLHJr8oDd7ZUBQrH5QMt4YQGvwvnWiP9JZg787ZKYUeQ. Acesso em: 5 de julho de 2023.
CASTANET, H. & DE GEORGES, P. (Relatores). Seção Clínica de Aix-Marseille e Antenne Clinique de Nice: Ligamentos, desligamentos e religamentos. In: BATISTA, M. C. D. & LAIA, S. (Orgs.). A psicose Ordinária. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2012, p. 21-26.